quinta-feira, 31 de maio de 2012

Raízes humanas


Relativamente, somos de uma natureza tão parecida, tão semelhante com outras espécies. Somos todos tão biologicamente formulados de uma estrutura semelhante imperceptível... Veja só como poderíamos facilmente ser comparados a uma árvore... E é tão engraçado que não percebamos a semelhança naturalmente visível.
Uma árvore, que começa apenas como um botão de semente germinado numa terra fértil, cresce, se desenvolve, se tornando forte, ou não, bela, ou não, grande, ou não. Frutifica, prolifera, mostra-se visivelmente saudável e ostenta seus belos frutos, suas folhas verdes...
Mas... e suas raízes?
São o seu coração, são as coisas que não são permitidas vistas. As raízes são os segredos do interior da árvore. Geralmente quando começa a apodrecer, ainda consegue esconder muito bem por baixo da terra a semente mal germinada.
A raiz degradada para nós, simboliza a parte oculta, a criação e o desenvolvimento de nossos problemas, a parte obscura que não permitimos que ninguém veja. Não de primeira. A raiz degradada é algo que tentamos curar antes que atinja a superfície queimando as folhas, mudando a coloração e o vigor. Justamente para que ninguém consiga ver nossos defeitos, nossos maus feitos. Pelo menos não tão cedo.
Já a raiz saudável é aquela essência, aquela parte boa que nem sempre se enxerga também. Porque mesmo com algumas folhas secas, cansadas de tomar sol, ou do vento forte, das rasteiras violentas que a vida dá, a raiz demonstra-se forte, madura, e talvez ninguém saiba.
Voltando ao ponto de partida, agora sim parece mais coerente comparar o ser humano a uma árvore. A gente não sabe bem o que se encontra por dentro dele, em sua essência, sua formulação. E é exatamente o que está por dentro que diz o valor de uma árvore, mas as folhas verdes demais ou secas demais, podem enganar aos olhos de quem a conhece só por assim, por olhar.

Escrito por: Gabrielle Pires Silva
Postado por Gabrielle Pires Silva às 01:56

10 comentários:

Gustavo disse...

muito, muito, muito legal !

Anônimo disse...

Sempre escrevendo muito bem ne Gabizinha :D

Luiz Gustavo( Bolô) disse...

Sempre escrevendo muito bem ne Gabizinha :D

Joice Villa disse...

Sempre surpreendendo,Gabi, gostei mt mesmo. Parabéns!

Thais Rodrigues disse...

Sempre inovando, melhorando e surpreendendo a cada dia! Parabéns, viu? :D

Bruno Reynaud disse...

"A arvore sem raiz não fica de pé, de que adianta saber sua história se não buscas a fé"

o texto me lembrou isso, seu melhor texto. Parabéns, linda! s2

Laila Saltoris disse...

Eu já li taaantos textos seus, e ainda assim consigo ficar impressionada a cada novo texto lido. Você consegue enxergar além. Eu nunca tinha olhado pra uma árvore sob esse ponto de vista. haha
Lindo, lindo, lindo texto! Parabéns!

Victória Barros disse...

A-m-e-i o texto! Essa comparação foi maravilhosa! Parabéns, Gabi! Beijocas =)

Fernanda Danielle disse...

Realmente podemos nos comparar as árvores, somos como elas, e o mais brilhante disto tudo está no poder que temos de curar, recuperar, estruturar e firmar nossas raízes.
São muitas as possibilidades para isso, basta um pouco de vontade, disposição e um ponta-pé inicial.
Folhas verdes, amarelas ou marrons indicam os diferentes períodos de nossas vidas ; as fases pelas quais passamos. O maravilhoso é poder ver e perceber quanto duram as árvores, quão forte elas são independente de quantas árvores tem ao lado.
Você é uma linda árvore em processo de amadurecimento de raiz, caule, folhas e flores, que um dia produzirá maravilhosos frutos.
Não desista de ser árvore. Precisamos de você!

Marcelle Braga disse...

Perfeito! Como eu já disse uma vez, seu modo de encarar o mundo, seu ponto de vista em coisas tão simples, me surpreende e me orgulha. É admirável. Parabéns pelo texto incrível :)

Postar um comentário